Como lidar com o medo de fazer um intercâmbio?

Foto por Snapwire em Pexels.com

Muitas vezes acabamos desistindo dos nossos sonhos, antes mesmo de darmos os primeiros passos para concretizá-los. Não que seja fácil tomar decisões importantes na nossa vida, mas também não podemos deixar de viver por medo. O medo de fazer um intercâmbio é algo bem comum e pode vir por diversos motivos.

Às vezes, temos medo de estarmos sozinhos em outro país, ou de não conseguirmos nos comunicar em outro idioma. Ainda vem o medo de perder momentos importantes estando fora, como um casamento, um nascimento ou até mesmo a temida morte. Também sentimos medo das inúmeras mudanças que virão ao morar fora.

Seja qual for o motivo que te está travando, repense! A vida é muito curta para não ser aproveitada ao máximo e o intercâmbio é uma experiência tão transformadora que não deve deixar de ser vivida.

Como solucionar todos esses temores? Não existe uma resposta certa, você apenas tem que lembrar que tudo será aprendizado. Você vai crescer muito em pouco tempo e descobrirá muito sobre você, coisas que nem sabia. Somos muito mais fortes do que pensamos e podemos nos adaptar a qualquer situação se estamos abertos a isso. Além disso, os intercâmbios costumam durar poucos meses, assim que não será uma mudança permanente. Mesmo que você escolha um intercâmbio de longa duração, como um mestrado, você sempre poderá voltar para casa para visitar e matar as saudades.

Acredite, mudamos muito mais vivendo fora do que nossos amigos e família mudarão ficando no Brasil. Será muito interessante ver essa diferença na sua vida. Você voltará com tanto para contar e compartilhar que nem se lembrará de um dia ter sentido medo.

Agora respire fundo e vá explorar esse mundão e caso venha para a Espanha, saiba que aqui você terá uma amiga com quem contar! 🤗

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s