Fazer intercâmbio com ou sem agência?

Foto por Daria Shevtsova em Pexels.com

Quando estamos no início da nossa organização para fazer um intercâmbio podem surgir algumas dúvidas. Entre essas dúvidas, você pode se perguntar se não vale mais a pena fazer um intercâmbio por conta própria que um por agência. Depois de ter feito 4 intercâmbios para estudar idiomas, já ter trabalhado como consultora de intercâmbio no Brasil e na parte de vendas e marketing de duas escolas na Irlanda, acredito que eu tenho uma certa experiência para te ajudar a escolher a melhor opção para você. 😉

Vantagens de ter o suporte da agência:

Primeiro devemos pensar o motivo de você estar cogitando fazer sozinho o intercâmbio. Se você acredita ser mais barato planejar tudo, eu preciso te dizer que nem sempre este é o caso. Muitas agências não te cobram nada para te auxiliar no processo, elas recebem comissão das próprias escolas. Além disso, eu já passei por situações em que o valor oferecido pela agência era mais baixo que o valor oferecido diretamente pela escola. A razão? As escolas podem oferecer descontos especiais para agências que vendem muito os seus cursos. 

Outra motivação financeira para comprar através de uma agência, é a possibilidade de parcelamento na hora do pagamento. O pagamento parcelado é uma prática comum no Brasil, mas muito difícil de ser visto em outros países, assim que para comprar diretamente com a escola, você provavelmente terá que fazer o pagamento integral do valor do seu curso.

Também vale ressaltar que algumas escolas não vendem diretamente para os estudantes e sim só trabalham através de agências. Em alguns casos, quando a escola é muito grande, ela prefere trabalhar apenas com as agências, para evitar todo o “trabalho extra” de lidar com dezenas de possíveis estudantes diariamente. Ah! Lembre também que o consultor de intercâmbios tem essa profissão para ser realmente um consultor, ele deverá te indicar quais escolas e destinos tem o perfil que mais se encaixam com o seu. Os consultores não são apenas vendedores, eles querem que você tenha a melhor experiência possível, só assim eles conseguirão manter uma boa relação com as escolas e atrair novos clientes. 

Um ponto que poucas pessoas pensam antes de entrar em contato com as escolas, é que muitas delas não vão ter um funcionário que fale português para responder às solicitações. Assim, a comunicação pode não ser 100% clara e muitas vezes até limitada. Claro que escolas que tem muitos clientes brasileiros, acabam contratando funcionários para lidar com este público, mas isso pode ser um mau sinal. A razão é que isso pode ser um indicativo da quantidade de brasileiros estudando no local, geralmente você encontrará muitas pessoas que falam português, e isso pode te prejudicar na hora de focar em aprender um novo idioma. 

Fazer um intercâmbio por conta própria também significa ter que cuidar de toda a parte burocrática sozinho. Você precisará saber exatamente quais documentos necessários antes de embarcar, e o que você precisa durante a sua viagem e quando chegar no destino. Possivelmente a sua escola vai te auxiliar com algumas informações, mas muitas vezes elas serão bem mais básicas que as oferecidas pelas agências.

Vantagens em planejar seu intercâmbio sem agência:

Se você não tem problema em falar em outro idioma (geralmente os funcionários falam inglês, além do espanhol, no caso da Espanha), pode ser que a comunicação direta com a escola, seja mais rápida do que através de uma agência. Isso porque você está cortando o caminho ao descartar o intermediário da relação. Claro que muitos consultores de intercâmbio estão acostumados a responder perguntas repetidas e podem te dar respostas diretas, sem precisar falar com a escola antes.

Uma vantagem de quem faz por conta própria o seu planejamento de intercâmbio, é que a pessoa vai ter total liberdade de escolher os seus serviços. Você não precisará se contentar com a acomodação, o transporte do aeroporto, com as passagens áreas ou o seguro saúde oferecidos pela agência, você irá decidir cada um desses itens separadamente. O que para algumas pessoas pode ser um problema, já que isso demanda tempo e organização. 

Com a liberdade de escolha, você poderá incluir na sua lista de opções, escolas que as agências não oferecem nos seus catálogos. Isso acontece porque as agências trabalham com as escolas mais conhecidas e que pagam melhores comissões em cada lugar, o que não necessariamente signifique serem as melhores escolas. 

Quando é melhor planejar o intercâmbio sozinho?

Tudo o que foi falado a cima muda muito quando você já está no seu destino e só quer renovar o visto de turista ou estender o seu curso. Uma vez no novo país, você já vai se sentir muito mais confiante para falar diretamente com as escolas, pode até ir pessoalmente nos lugares e vai ter mais acesso ao que precisa fazer neste caso, já que você seguramente vai ter amigos que já passaram pela mesma situação. 

Minha dica é: pesquise muito bem as escolas, e depois vá nas agências para ver se elas cobram alguma taxa pelo suporte. Se você está vendo o intercâmbio do Brasil, eu com certeza fecharia através de uma agência. Você vai poder se sentir muito mais seguro antes do embarque e durante a sua chegada. Caso você esteja vendo para renovar um curso ou já more no exterior, eu faria por conta própria o processo. 

De qualquer maneira te desejo sucesso na sua nova jornada! 👊

7 comentários

  1. Amei a análise e obrigada por compartilhar seus conhecimentos!! Há muitos anos quero ter uma experiência em outro país e sempre tenho dúvida sobre as vantagens e desvantagens de cada caminho a escolher.

    Curtir

  2. Quando programei meu intercâmbio para a Irlanda, busquei muita informação, mas optei mesmo ir por agência, já que o objetivo da viagem era melhorar o inglês, e não me arrependo. Tive muito auxílio durante todo o tempo, já que eles têm uma filial em Dublin, o que nos ajudou muito. Mas já para as renovações seguintes, fiz tudo por minha conta: já estava no país, já havia me habituado a como as coisas funcionavam e conseguia me virar melhor 😉.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s