Alcalá de Henares: a cidade do saber

Quem visita Madrid, não pode deixar de conhecer uma das 15 cidades Patrimônio da Humanidade na Espanha. Estou falando da cidade de Alcalá de Henares, conhecida por seu centro histórico, e também por ser a cidade onde nasceu Miguel de Cervantes, o autor do Dom Quixote de La Mancha. Os espanhóis gostam muito de visitar a cidade nos fins de semana, assim que você não verá tantos turistas estrangeiros e sim muitos turistas espanhóis.

Esta linda cidade fica localizada a apenas 40 km da cidade de Madrid, capital da Espanha, por isso é perfeita para um bate e volta, já que um dia é suficiente para conhecer o melhor deste local especial. É possível fazer a viagem em trem, o trajeto dura aproximadamente 25 minutos, saindo da estação Chamartín.

Algo que me deixou encantada durante a minha visita, foi ver muitos ninhos de cegonha espalhados pelo centro. Pesquisando sobre o assunto, descobri que as cegonhas sempre voltam para Alcalá porque lá encontram muito alimento e material para construir seus ninhos. Com sorte você conseguirá ver um filhote. 🥰

O que visitar:

Existem diversos pontos de interesse na cidade, porém tem três lugares que não podem faltar no seu roteiro!

Universidad de Alcalá: Alcalá possui séculos de história, mas o maior marco da cidade foi a fundação da Universidad de Alcalá no ano de 1499, sendo assim a segunda universidade mais antiga da Espanha. O prédio é magnífico, encanta pelos detalhes e também pelo jardim de rosas na entrada do edifício (Plaza de San Diego). Para entrar na universidade, é necessário fazer uma visita guiada paga. Faz parte do passeio conhecer o Patio de Santo Tomás de Villanueva, jardim central que leva o nome do primeiro estudante canonizado da universidade, e o Paraninfo Universitario, a sala mais emblemática do edifício, e onde realizam a entrega do Prêmio Cervantes de Literatura, o mais importante para a literatura em espanhol.

Plaza de Cervantes: é a principal praça da cidade, que por si só já impressiona por sua beleza. Aqui é onde estão diversos pontos turísticos importantes, como o Corral de Comedias (teatro mais antigo da Espanha), o Ayuntamiento (prefeitura da cidade), a torre da antiga Iglesia de Santa María la Mayor (onde é possível ter uma vista panorâmica da cidade) e uma estátua dedicada ao Cervantes. A praça é também o centro da vida social desta cidade de quase 200 mil habitantes.

Calle Mayor: na principal rua da cidade, você poderá encontrar diversos bares, restaurantes e lojas. A arquitetura do local está marcada pelas casas antigas e muito bem conservadas. Outro ponto imperdível da cidade fica localizado aqui, a casa onde nasceu o Cervantes. Hoje esta casa abriga o Museo Casa Natal de Miguel de Cervantes, e está localizada no n.º 48, a entrada é gratuita.

Outros lugares para conhecer:

  • Catedral Magistral de los Santos Justo y Pastor;
  • Palacio Laredo;
  • Monasterio de San Bernardo;
  • Palacio Arzobispal;
  • Capilla de San Ildefonso – UAH;
  • Monumento a Don Quijote y Sancho;
  • Museo Arqueológico Regional.

No mapa abaixo, você encontra os principais pontos turísticos de Alcalá:

Para mais detalhes sobre a cidade, eu indico dar uma olhada no site oficial de turismo em Alcalá. Um passeio muito recomendado e que te deixará com vontade de voltar outra vez. ☺️

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s