Os idiomas falados na Espanha:

Sim, você leu o título corretamente! O espanhol não é o único idioma utilizado na Espanha. O castelhano, também conhecido como espanhol, é o idioma oficial de toda a nação. Porém, existem outros 4 idiomas que são cooficias em suas respectivas regiões, e são eles: o basco, o catalão, o galego e o aranês. Criei uma tabela com frases básicas, para você ter uma ideia das diferenças entre os idiomas 🙂

Tabela comparando diferentes línguas

Abaixo você encontrará mais detalhes sobre cada um destes idiomas:

  • CASTELHANO – pode parecer um pouco estranho, mas o espanhol, na verdade, se chama castellano na Espanha. Isso porque vem do Reino de Castela, onde surgiu na Idade Média. É o idioma oficial de 22 países, sendo falado por cerca de 99% da população da Espanha, além de ser o idioma principal de 81% dos lares espanhóis. A língua espanhola é hoje a quarta mais falada no mundo! Isso considerando os falantes, quando pensamos apenas nos nativos do idioma, ela sobe para a segunda colocação.

  • BASCO – idioma falado no País Basco e em Navarra, também pode ser chamado de euskera. É um dos idiomas mais antigos da Europa, não se sabe exatamente quando surgiu, mas quando os romanos invadiram a região, em 196 a.C. os bascos já estavam no local. Por não ter relação com o latim, acaba sendo o idioma mais difícil (entre os 5 principais) de se aprender na Espanha. Uma curiosidade deste idioma, é que ele também é falado em parte da França. No total, cerca de 750 mil pessoas falam basco. Mais informações sobre a cultura e língua basca acesse aqui.

  • CATALÃO – idioma cooficial na região da Catalunha e nas Ilhas Baleares (também conhecido como mallorquín). Na Comunidade Valenciana, existe o idioma valenciano, que para muitos é considerado um tipo de catalão. É o idioma mais utilizado entre as línguas minoritárias da Espanha, são mais de 10 milhões de falantes em todo o mundo. Ao contrário do basco, o catalão é uma língua que vem do latim e acaba inclusive tendo algumas semelhanças com o francês. O catalão também é idioma oficial em Andorra, um pequeno principado que faz fronteira com a Catalunha. Para mais informações sobre o catalão clique aqui.
  • GALEGO – eu particularmente adoro este idioma, porque me lembra muito o português. Ele é falado por cerca de 2,5 milhões de pessoas, e é principalmente utilizado na região da Galícia. Apesar de ser a língua majoritária na Galícia, vem perdendo muita força ao longo dos anos e acaba sendo mais utilizado nas cidades menores desta comunidade autônoma. Para quem fala português, é o idioma mais fácil de se aprender dentro da Espanha. Acesse aqui para aprender mais sobre o galego.

  • ARANÊS – é o nome que recebe o idioma utilizado no Vale de Aran, que faz parte da Catalunha. Este idioma é uma variedade da língua occitana, utilizada na França, Itália e Mônaco. É o menos falado entre as línguas cooficiais, sendo que menos de 3 mil pessoas o tem como língua materna. Se tornou idioma cooficial na Catalunha apenas em 2006. Entre aqui para saber mais sobre o aranês.

Você pensa que 5 línguas é muito para um país?

Na verdade, existem muitos outros dialetos utilizados na Espanha. 💬 A razão por trás disso, é a formação da Espanha que veio através da junção de diversos reinos e territórios. Mesmo após o país ser unificado, cada região ainda manteve a tradição dos seus diferentes dialetos. Claro que alguns perderam força ao longo dos anos, mas ao vermos que o país conta com idiomas cooficias, notamos que essa vontade de manter a cultura local permanece viva.

3 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s