Estudar em Madrid durante a pandemia do Coronavírus

A pandemia do Coronavírus mudou completamente o mundo do intercâmbio. As escolas de idiomas tiverem que se adaptar ao redor do mundo. Na Espanha não foi diferente, muitas escolas passaram a oferecer os cursos de espanhol on-line e tiveram que parar com as aulas presenciais.

A situação tem melhorado nos últimos meses e as escolas reabriram fisicamente, porém a forma de estudar mudou para sempre. Com a facilidade das aulas on-line muitas pessoas passaram a preferir estudar desta maneira. Assim, os alunos podem fazer aulas de qualquer país.

Eu decidi fazer aulas de espanhol para viver a experiência de estudar o idioma, na sua terra originária. Como eu já tinha concluído um curso de espanhol no Brasil e uso bastante o idioma no meu dia a dia (sou casada com um chileno), optei por um curso com aulas duas vezes na semana, com duração de 4 semanas.

A escola escolhida foi a AIL Madrid, ela fica próxima ao Parque del Retiro e da Calle Goya, ou seja, muito bem localizada e uma ótima opção para estudantes que vem a Madrid para passear também. Depois de pesquisar na internet diversas escolas, vi que a AIL Madrid era muito bem avaliada e tinha o estilo de curso que eu queria, além de ter um bom preço.

Eu fiz a compra do curso pelo próprio site da escola e durante todo o processo eles me ofereceram suporte para saber os próximos passos a seguir. Um dos primeiros foi realizar um teste de nivelamento. A prova que foi realizada toda pelo computador, foi composta de 40 perguntas de múltipla escolha, seguidas de um e-mail onde eu explicava um pouco sobre mim e meu conhecimento do idioma. Como resultado fiquei no nível C1, o nível avançado.

Me explicaram na escola que eles estão oferecendo aulas on-line, presenciais e híbridas. A aula híbrida é quando tem tantos alunos on-line quanto alunos presenciais, para o meu nível, esta era a opção disponível. No começo achei um pouco estranho estar em uma sala de aula, na frente de uma câmera e microfone, enquanto haviam pessoas no telão fazendo a aula junto.

Com o tempo acabei me acostumando, mas confesso que acho melhor quando é on-line ou presencial, assim as aulas são mais dinâmicas e preparadas para um tipo específico. Outra questão que para mim foi um pouco ruim, foi que a cidade de Madrid fica muito vazia durante o verão e tinham poucos alunos estudando. Eu particularmente, acredito que faz parte da experiência na escola conhecer pessoas de outros países e aprender com elas.

O uso de máscaras era obrigatório o tempo todo dentro da escola, os estudantes e professores precisavam respeitar o distanciamento social, tinha álcool gel disponível, as recepcionistas ficavam atrás de um painel plástico e havia vários cartazes falando como se cuidar em relação à doença.

Outro ponto interessante de se observar foi em relação aos eventos sociais. A maioria das escolas de idiomas oferecem atividades sócio-culturais ao longo do ano todo. Geralmente são visitas à museus, viagens, idas a um bar ou café, visitas às bibliotecas, dia de cinema ou algum tipo de evento temático. Com a pandemia, essas atividades não podem mais ser presenciais, aos poucos as escolas vão voltando a esse ritmo. Enquanto eu estava estudando, as atividades estavam sendo realizadas por meio do Zoom três vezes na semana. Algumas atividades que aconteceram foram: oficina sobre as festas mais loucas na Espanha, oficina sobre os diferentes idiomas falados na Espanha, uma explicação sobre o livro Dom Quixote, passeio virtual por El Escorial e uma oficina para aprender a utilizar o espanhol formal.

No final do curso eu recebi um certificado de conclusão com o meu nível, tempo de duração das aulas e carga horária. Esse certificado é entregue a todos os estudantes quando terminam seus estudos. Encerrei este ciclo feliz pelo nível da escola, que achei muito bom tanto em termos de infraestrutura, quanto em termos de funcionários. Fica a indicação desta escola, já que para mim, valeu a pena estudar lá. A única coisa que eu mudaria, seria escolher uma época do ano com mais alunos, uma preferência totalmente pessoal minha, claro.

2 comentários

  1. Parabéns pelo ótimo conteúdo de todo o trabalho publicado.Sem dúvida alguma de extrema importância para todos aqueles que pretendem se realizar profissionalmente.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s