Prédio da escola
A pandemia do Coronavírus mudou completamente o mundo do intercâmbio. As escolas de idiomas tiverem que se adaptar ao redor do mundo. Na Espanha não foi diferente, muitas escolas passaram a oferecer os cursos de espanhol on-line e tiveram que parar com as aulas presenciais.
A situação tem melhorado nos últimos meses e as escolas reabriram fisicamente, porém a forma de estudar mudou para sempre. Com a facilidade das aulas on-line muitas pessoas passaram a preferir estudar desta maneira. Assim, os alunos podem fazer aulas de qualquer país.
Eu decidi fazer aulas de espanhol para viver a experiência de estudar o idioma, na sua terra originária. Como eu já tinha concluído um curso de espanhol no Brasil e uso bastante o idioma no meu dia a dia (sou casada com um chileno), optei por um curso com aulas duas vezes na semana, com duração de 4 semanas.
Sala de aula
A escola escolhida foi a AIL Madrid, ela fica próxima ao Parque del Retiro e da Calle Goya, ou seja, muito bem localizada e uma ótima opção para estudantes que vem a Madrid para passear também. Depois de pesquisar na internet diversas escolas, vi que a AIL Madrid era muito bem avaliada e tinha o estilo de curso que eu queria, além de ter um bom preço.
Eu fiz a compra do curso pelo próprio site da escola e durante todo o processo eles me ofereceram suporte para saber os próximos passos a seguir. Um dos primeiros foi realizar um teste de nivelamento. A prova que foi realizada toda pelo computador, foi composta de 40 perguntas de múltipla escolha, seguidas de um e-mail onde eu explicava um pouco sobre mim e meu conhecimento do idioma. Como resultado fiquei no nível C1, o nível avançado.
Me explicaram na escola que eles estão oferecendo aulas on-line, presenciais e híbridas. A aula híbrida é quando tem tantos alunos on-line quanto alunos presenciais, para o meu nível, esta era a opção disponível. No começo achei um pouco estranho estar em uma sala de aula, na frente de uma câmera e microfone, enquanto haviam pessoas no telão fazendo a aula junto.
Com o tempo acabei me acostumando, mas confesso que acho melhor quando é on-line ou presencial, assim as aulas são mais dinâmicas e preparadas para um tipo específico. Outra questão que para mim foi um pouco ruim, foi que a cidade de Madrid fica muito vazia durante o verão e tinham poucos alunos estudando. Eu particularmente, acredito que faz parte da experiência na escola conhecer pessoas de outros países e aprender com elas.
Área comum
O uso de máscaras era obrigatório o tempo todo dentro da escola, os estudantes e professores precisavam respeitar o distanciamento social, tinha álcool gel disponível, as recepcionistas ficavam atrás de um painel plástico e havia vários cartazes falando como se cuidar em relação à doença.
Outro ponto interessante de se observar foi em relação aos eventos sociais. A maioria das escolas de idiomas oferecem atividades sócio-culturais ao longo do ano todo. Geralmente são visitas à museus, viagens, idas a um bar ou café, visitas às bibliotecas, dia de cinema ou algum tipo de evento temático. Com a pandemia, essas atividades não podem mais ser presenciais, aos poucos as escolas vão voltando a esse ritmo. Enquanto eu estava estudando, as atividades estavam sendo realizadas por meio do Zoom três vezes na semana. Algumas atividades que aconteceram foram: oficina sobre as festas mais loucas na Espanha, oficina sobre os diferentes idiomas falados na Espanha, uma explicação sobre o livro Dom Quixote, passeio virtual por El Escorial e uma oficina para aprender a utilizar o espanhol formal.
No final do curso eu recebi um certificado de conclusão com o meu nível, tempo de duração das aulas e carga horária. Esse certificado é entregue a todos os estudantes quando terminam seus estudos. Encerrei este ciclo feliz pelo nível da escola, que achei muito bom tanto em termos de infraestrutura, quanto em termos de funcionários. Fica a indicação desta escola, já que para mim, valeu a pena estudar lá. A única coisa que eu mudaria, seria escolher uma época do ano com mais alunos, uma preferência totalmente pessoal minha, claro.
Parabéns pelo ótimo conteúdo de todo o trabalho publicado.Sem dúvida alguma de extrema importância para todos aqueles que pretendem se realizar profissionalmente.
CurtirCurtir
Obrigada pelo apoio! 💛
CurtirCurtir