É melhor fazer um intercâmbio em Barcelona ou Madrid?

Foto em Madrid por Ivu00e1n Rivero em Pexels.com

Uma das primeiras e mais importantes escolhas em relação a um novo intercâmbio, é a escolha da cidade onde estudar. Em um país como a Espanha, é ainda mais difícil escolher entre tantas opções interessantes. Provavelmente você já tem em mente algumas cidades, e eu acredito que Madrid e Barcelona estão nessa lista.

Sem dúvidas, Madrid e Barcelona são os principais destinos de intercâmbio na Espanha, apesar de que são cidades bem diferentes e que agradam pessoas diferentes. Eu já tive que fazer esta escolha também, e sei que nunca é fácil tomar uma decisão assim. Para te ajudar, decidi fazer um comparativo entre essas duas queridinhas dos brasileiros.  

Comida: 

Vamos começar pelo meu item preferido, a comida! A culinária espanhola é famosa em todo o mundo, e claro que você poderá provar os principais pratos típicos nas duas cidades. Tortillas de patatas, paella, jamón, patatas bravas e croquetas são comidas que estão sempre nos cardápios. Porém, existem alguns pratos que são mais comuns em apenas uma das cidades. Em Madrid, você poderá provar o cocido madrileño (grão-de-bico cozido com diversas carnes e verduras)os callos a la madrileña (tripas cozinhadas com chouriço, morcela e presunto), os caracoles a la madrileña (caracóis com molho de tomate e carnes) ou os calamares fritos (lula frita). Na culinária madrilenha é comum encontrar muitas sopas e pratos mais caldosos. Já os doces mais característicos de Madrid são: as torrijas (rabanada), os churros, os huesos de santo (doce de marzipã que tem a forma de um canudo e é recheado com doce de gema) e os barquillos (rolinhos de wafer). Vale lembrar também que a cultura de tapas é especialmente forte na cidade, é possível sair com os amigos para beber em um bar e acabar jantando só com as tapas que vem com as bebidas. 😉

Já em Barcelona é possível encontrar muitos pratos que misturam carnes com frutos-do-mar, os famosos pratos “mar e montanha”. Entre os principais pratos típicos estão o pan con tomate (torrada com tomate “esfregado”), calçots con salsa de romesco (os calçots são parecidos com o alho-poró e se comem assados na brasa), escalivada (pimentão vermelho, berinjela e cebola assados com alho e azeite), arroz negro (arroz com tinta de sépia, lula e camarões), fideuà (uma espécie de paella feita com macarrão no lugar do arroz) e a bomba de la barceloneta (uma bolinha de batata recheada com carne moída servida com molho picante). De sobremesa, não deixe de experimentar a crema catalana, dizem que o crème brûlée foi inspirado nesse doce, e o carquiñol (um biscoito feito com amêndoas).

Passeios:

Além dos diversos passeios que podem ser feitos nas cidades, ainda vale pensar em outros destinos perto que você poderá visitar no melhor estilo bate e volta. Saindo de Madrid você poderá visitar lugares como: Segóvia (92 km de distância), Toledo (72 km), Ávila (109 km), Cuenca (171 km) e Chinchón (61 km). 

Já na região de Barcelona você poderá conhecer: Pals (134 km), Girona (101 km), Sitges (39 km), Figuéres (140 km) e Montserrat (61 km). Uma coisa é certa, na Espanha não faltam cidadezinhas encantadoras por conhecer.

Foto em Barcelona por Enrico Perini em Pexels.com

Custo de Vida:

O custo de vida nas duas cidades é bastante similar, inclusive na internet você encontrará diversas listas de custo de vida na Espanha, onde as duas cidades estão sempre no topo. Se você está procurando uma cidade que não seja tão cara, pode ser que outros destinos sejam mais atrativos. 

Educação:

As duas cidades contam com diversas escolas de espanhol excelentes, já que são os principais destinos de intercâmbio para quem quer estudar espanhol na Espanha. Além de contarem com ótimas universidades para quem tem interesse em estudar uma graduação ou uma pós-graduação em alguma área específica. Você vai encontrar universidades das duas cidades presentes nas listas de melhores universidades do mundo.

Clima:

O clima nas duas cidades é bem diferente. Madrid conta com as quatro estações do ano bem marcadas, os invernos são frios, em alguns anos chega a nevar na cidade, já os verões são bem quentes e secos. Não chove muito em Madrid, mas os meses mais chuvosos são outubro e novembro. O clima na capital espanhola é o chamado mediterrâneo continental.

Barcelona conta também com verões quentes e secos, mas o inverno é ameno e não dura muito. Durante o resto do ano o clima é bem agradável e não varia tanto. A chuva é escassa e fica mais presente durante o mês de outubro, o clima da região é o mediterrâneo. Para mais detalhes sobre o clima em Barcelona, acesse aqui.

Idioma:

Enquanto que em Madrid o único idioma oficial é o espanhol, em Barcelona também é muito utilizado o catalão. O catalão não é só utilizado nas placas espalhadas pela cidade, ele é utilizado nas aulas das universidades, nos trabalhos e no dia a dia dos catalães.

Foto em Barcelona por Tyler Hendy em Pexels.com

Cultura:

As duas cidades são bem diferentes no quesito cultural. Barcelona é uma cidade que conta com uma arquitetura muito modernista, vida noturna viva, a beleza das praias e um perfil mais ousado. Alguns dos principais pontos turísticos são: a Sagrada Família, o Parc Güell, a Casa Batlló, a Casa Milà, Las Rambas e o MACBA. 

Já Madrid é uma cidade mais clássica e tradicional, mas de noite a cidade se transforma e não para até o amanhecer do outro dia. As pessoas que vivem em Madrid são muito abertas a todos que chegam na cidade, já que a população madrilenha é uma mistura de gente de todos os lugares. Isso pode ser uma vantagem de Madrid em comparação com Barcelona. Um dos lemas da cidade é “si vienes a Madrid, ya eres de Madrid” (se você vem a Madrid, já é de Madrid). Aqui, é onde você encontrará alguns dos melhores museus de arte da Espanha (Museo del Prado, Museo Reina Sofía e Museo Thyssen-Bornemisza) e poderá conhecer o Palacio Real, o Parque Del Retiro e a Plaza Mayor. Em Madrid você também poderá apreciar shows de flamenco e até touradas, uma tradição que vem perdendo força nos últimos anos e que eu particularmente não apoio, mas que faz parte da cultura espanhola.

Compras:

No tópico compras, você encontrará diversas opções de lojas nas duas cidades. É possível encontrar as principais marcas presentes no comércio de Madrid e Barcelona, sejam lojas de fast-fashion, como Zara, H&M e Primark até as grifes mais caras, como Gucci, Hermès, Louis Vuitton e Prada. A principal rua para fazer compras em Barcelona é o Passeig de Gràcia, já em Madrid não deixe de visitar a Gran Vía.

Segurança:

As duas cidades estão entre as cidades mais seguras do mundo, ainda mais quando comparamos a Espanha com o Brasil, vemos uma diferença gritante no nível de segurança. Em nenhuma delas você terá problemas ao andar na rua sozinho, ao usar o celular em público e muito menos conviver com o medo constante de ser assaltado à mão armada. É claro que como em qualquer lugar turístico, precisamos ficar atentos com nossos pertences e não dar sorte ao azar.

Trabalho:

Se você está pensando em vir fazer intercâmbio na Espanha para estudar e trabalhar, saiba que Madrid como a maioria das capitais dos países é onde então concentradas as maiores ofertas de trabalho. A cidade é o grande centro econômico do país, então não é tão complicado encontrar trabalho por aqui. Barcelona vem logo atrás de Madrid e também possui uma variada oferta de trabalho.

Foto em Madrid por Nicolas Postiglioni em Pexels.com

Futebol:

O maior clássico do futebol espanhol é justamente Real Madrid e Barcelona, que são os principais times das cidades de Madrid e Barcelona. Assim, se você gosta de futebol vai poder assistir a um jogo ao vivo diretamente dos estádios dos times, ou ainda, poderá fazer um tour para conhecer melhor o Camp Nou e o Santiago Bernabéu.

Uma boa comparação para você entender melhor a diferença entre as duas cidades, é pensar no estilo de vida no Rio de Janeiro e em São Paulo. Barcelona se parece mais com o Rio, enquanto que Madrid se parece mais com a capital paulista. Sinceramente, não existe escolha errada. As duas cidades possuem muitas opções de escolas, passeios, trabalho e aprendizado. O que eu te indico é que independentemente da sua escolha de onde viver durante o intercâmbio, é ir passear no outro destino, assim você vai ter uma boa ideia de como é a Espanha como um todo. 🙂

9 comentários

  1. Maravilhosas e verdadeiramente espetaculares as explanações que você postou.Sem dúvida alguma praticamente todos as coisas importantes que uma pessoa precisa saber quando pretende ir para a Espanha estão muito bem colocadas.Eu, particularmente,confesso que fiquei totalmente encantado com as cidades de Madrid e Barcelona.Parabéns pelo excelente trabalho.Beijos.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s