Qual tipo de curso de espanhol estudar?

estudar espanhol
Foto por Olya Kobruseva em Pexels.com

Se você pensava que existe apenas um tipo de curso de espanhol, você está muito enganado. Ao entrar nos sites das escolas de espanhol na Espanha ou ao visitar alguma agência de intercâmbio, você irá descobrir que existem diversas possibilidades de estudo da língua espanhola.

Vou trazer aqui um resumo dos principais cursos oferecidos, assim você conseguirá escolher o que faz mais sentido para você!

Cursos de Español General:

O curso mais popular e ideal para quem está começando a aprender espanhol, é o Curso de Espanhol Geral. Neste curso você aprenderá o idioma praticando as quatro principais habilidades: fala, escrita, leitura e compreensão auditiva. Além de claro, focar muito em gramática e vocabulário. As escolas costumam oferecer o curso de espanhol geral em 5 ou 6 níveis diferentes, desde o nível para quem não tem conhecimento nenhum do idioma até o nível de fluência máxima da língua.

Curso de Preparación al DELE:

Caso você esteja interessado em fazer um teste para comprovar o seu nível de conhecimento, uma ótima opção pode ser o Curso Preparatório para o Exame DELE. O DELE é o principal exame de língua espanhola do mundo, tendo o grau de competência e domínio da língua espanhola, conferido pelo Instituto Cervantes em nome do Ministério da Educação e Formação Profissional da Espanha. Caso você queira estudar uma graduação ou uma pós-graduação em algum país de língua espanhola, você provavelmente terá que demonstrar seu nível de espanhol através deste exame. O curso preparatório irá te ajudar a se preparar para a prova, os professores irão te ensinar diversas técnicas para responder o teste da melhor maneira possível e você fará algumas atividades realizadas em provas anteriores. Fique atento porque algumas escolas exigem um nível mínimo de espanhol para poder se matricular nas aulas de DELE.

Curso de Preparación al SIELE:

Outro curso bastante conhecido na Espanha é o Curso Preparatório para o Exame SIELE. O SIELE também é conferido pelo Instituto Cervantes e ao contrário do DELE que tem validade indefinida, a nota do SIELE tem validade de 5 anos. Também é um exame reconhecido por instituições de ensino superior ao redor do mundo. Algumas escolas oferecem mais de um tipo de aula para o SIELE, já que não existe apenas um modelo de prova e sim 6 tipos de provas diferentes, que combinam habilidades distintas do idioma (exemplos: uma prova para testar apenas a leitura e a escrita e outra para testar só a oralidade).

Curso de Español para los Negocios:

Uma opção de curso para quem já tem conhecimento de espanhol, mas que gostaria de seguir estudando, é o Curso de Espanhol para Negócios. É importante já possuir um bom nível de espanhol, porque as escolas acabam oferecendo este curso para alunos a partir do nível B1 (intermediário). É um curso bem interessante para quem gostaria de entrar no mercado de trabalho de algum país de língua espanhola, já que você aprenderá vocabulário mais específico da área de negócios, finanças, turismo, comércio internacional, relações internacionais, administração, marketing, entre outras. Alguns exemplos de conteúdos estudados são: simulações de ligações telefônicas, reuniões, negociações, escrever o seu curriculum vitae, escrever e-mails para clientes e treinar entrevistas de emprego.

Clases de Conversación en Español:

As Aulas de Conversação são outra categoria de curso bastante ofertado pelas escolas de idiomas na Espanha. Estas aulas costumam ter uma duração mais curta e preços mais acessíveis. O professor costuma dar um tema diferente por aula, e os alunos falam sobre ele. Durante a discussão o professor passa ouvindo os alunos e corrigindo alguns erros pontuais. É bacana para quem ainda não se sente confiante falando o idioma e também para quem já terminou de estudar o Curso de Espanhol Geral, mas quer seguir praticando o espanhol com um professor nativo. Normalmente os estudantes são separados em níveis diferentes para terem melhores resultados.

Curso de Formación de Profesores de Español como Lengua Extranjera:

Por último, está o Curso de Formação de Professores de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE). Caso você já seja formado em espanhol e tenha fluência no idioma, você pode se interessar em se formar como professor de espanhol para não nativos. Este curso conta com uma carga horária mais alta e o estudante precisará ter um alto nível de comprometimento. Porém, com um diploma desses, você conseguirá trabalhar profissionalmente e estará bem preparado para os desafios da profissão de professor de espanhol.

Além destes seis cursos acima, existem outras opções divulgadas por diferentes escolas, mas acredito que esses sejam os mais ofertados e escolhidos pelos intercambistas na Espanha. Qualquer um deles irá ser muito útil para você. Agora, o que você tem que analisar é qual se adapta melhor aos seus objetivos para o futuro. Te desejo um bom estudo! 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s