Quais são os diferentes tipos de intercâmbio na Espanha?

Foto por Olya Kobruseva em Pexels.com

Quando pensamos em intercâmbio acabamos imaginando mais a experiência de ir para outro país estudar um idioma. Mas, na realidade existem diversas categorias de intercâmbio que podem ser a escolha certa para você. O ideal é analisar os seus objetivos, tempo e dinheiro disponíveis para saber qual o tipo que se encaixa melhor na sua vida.

Algumas pessoas, como foi o meu caso, gostam tanto da primeira vivência do intercâmbio que acabam repetindo a dose e fazendo o mesmo estilo de intercâmbio ou provando um outro tipo, já que o intercâmbio também tem muita relação com a fase da vida que você está vivendo naquele momento. Um exemplo é a pessoa que faz um intercâmbio durante o ensino médio e depois decide fazer um semestre da faculdade no exterior. No meu caso, fiz um intercâmbio de idiomas nas férias, depois fiz um intercâmbio de estudo e trabalho e depois outro de trabalho voluntário, mas isso é assunto para outro post.

Vou te apresentar os principais tipos de intercâmbios disponíveis na Espanha, e durante as próximas semanas, vou trazer mais conteúdo específico sobre cada um deles!

  • Intercâmbio de Idiomas:

    Existem diversas opções de cursos de espanhol sendo oferecidas pelas escolas de idiomas na Espanha. Os principais tipos de cursos de espanhol são: curso de espanhol geral, curso preparatório para o exame DELE, curso preparatório para o exame SIELE, curso de espanhol para negócios, aulas de conversação e o curso de formação de professores de espanhol como língua estrangeira. Cada um tem um propósito diferente, mas de modo geral os intercâmbios de idiomas são a escolha correta para quem quer aprender ou melhorar um novo idioma. Caso você queira saber mais sobre este tipo de intercâmbio, clique aqui.

  • Intercâmbio de Ensino Médio:

    É opção perfeita para os adolescentes que querem viver uma experiência no exterior. Normalmente, os jovens escolhem ficar por 6 meses ou 1 ano na Espanha. Os colégios na Espanha são diferentes dos colégios do Brasil, principalmente em relação às matérias estudadas, se você tem interesse neste tipo de intercâmbio, não deixe de ler este post que te conta como funcionam as escolas na Espanha e assim você poderá entender melhor o sistema de ensino no país.

  • Intercâmbio de Trabalho Voluntário:

    Sem dúvida, é uma das opções mais em conta para quem pretende vir morar um tempo na Espanha. O trabalho voluntário pode ser em diversas áreas, desde um trabalho mais humanitários como cuidar de animais, trabalhar com crianças ou com idosos, garantir os diretos das mulheres, ajudar no cultivo de alimentos orgânicos, entre outros. Mas, também existem muitas opções em que o intercambista irá trabalhar em troca de acomodação, casos assim são comuns de serem achados em hostels, por exemplo.

  • Intercâmbio Au Pair:

    É um programa que acaba atraindo principalmente mulheres e é focado em jovens entre 18 e 30 anos. Existem alguns requisitos obrigatórios para quem quer ser Au Pair, como possuir espanhol básico, ter experiência cuidando de crianças, ser solteira e sem filhos, entre outras regras. Geralmente, a pessoa irá morar na casa da família em que trabalhará e também receberá um salário pelo seu trabalho. A duração deste tipo de intercâmbio costuma ser entre 3 meses e 1 ano.

  • Intercâmbio de Estágio:

    Este é um tipo de intercâmbio muito interessante para quem está estudando um curso superior ou já se formou (graduação ou pós-graduação), a ideia é o intercambista poder treinar o idioma enquanto trabalha em uma empresa. As empresas são geralmente de pequeno e médio porte e o estágio dura entre 1 mês e 6 meses, sendo que em alguns casos você encontra estágios mais longos. Para participar de um intercâmbio de estágio você precisará cumprir uma série de requisitos, como passar por entrevistas antes mesmo de sair do Brasil.

  • Intercâmbio de Graduação:

    Aqui entra um tipo muito conhecido de intercâmbio que é estudar uma parte do curso de graduação na Espanha. Muitas universidades já possuem parcerias com outras universidades e oferecem este tipo de intercâmbio aos seus alunos. Geralmente os alunos interessados precisam se inscrever para fazer o curso no exterior, demonstrar um nível mínimo de espanhol e ter notas boas. É uma ótima oportunidade para quem tem vontade de fazer uma pós-graduação no exterior, já que assim você poderá fazer contato com professores e colegas, além de conseguir a fluência necessária no idioma. Além, da possibilidade de estudar um semestre fora, existem pessoas que preferem cursar toda a graduação no exterior e assim possuem mais oportunidades de conseguirem ficar definitivamente na Espanha e de conseguirem um trabalho melhor no país.

  • Intercâmbio de Pós-Graduação:

    Ideal para quem quer estudar uma especialização, aperfeiçoamento, mestrado ou doutorado na Espanha. Assim como acontece no intercâmbio de graduação existem opções de estudar os cursos inteiros na Espanha ou apenas uma parte deles. No caso deste tipo de intercâmbio o nível de exigência de fluência no idioma, será ainda maior, por isso alguns estudantes acabam optando por fazer um curso de espanhol na Espanha antes de ingressar em um curso de pós-graduação.

  • Intercâmbio de Estudo e Trabalho:

    Seguramente a opção mais procurada por quem quer vir fazer um intercâmbio na Espanha, é o intercâmbio de estudo e trabalho. Alguns futuros intercambistas acabam entendendo um pouco errado como funciona este tipo de intercâmbio e pensam que o trabalho é garantido pela agência de intercâmbio, na verdade, quem precisa encontrar o trabalho é o próprio estudante. A agência de intercâmbio irá te vender um curso de espanhol e te ajudará no processo de conseguir uma permissão para trabalhar 20 horas semanais na Espanha, com essa permissão você poderá trabalhar legalmente no país.

Se você ficou interessado em algum ou ainda não conseguiu se decidir qual o mais interessante para você, não deixe de acompanhar os próximos posts por aqui. 😀

2 comentários

  1. Realmente para quem quer fazer um ou mais intercâmbios é só seguir as orientações que você muito bem colocou em seu post, pois as colocações estão totalmente elucidativas e perfeitas.Parabéns.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s