Turismo em Manzanares El Real:

A cidade de Manzanares El Real é conhecida por ter o castelo melhor conservado da Comunidade de Madrid. E de fato o Castillo de Los Mendoza é incrível, parece que ele saiu de um conto de fadas, mas Manzanares é muito mais que apenas este ponto turístico.

A natureza que circunda o pueblo é de uma beleza sem igual, são montanhas de granito, um reservatório enorme de água, muito verde e sons de pássaros por todos os lados. A sensação de paz que o local transmite, fez com que esta cidade de pouco mais de 8 mil habitantes, tenha ido para o topo da minha lista de pueblos favoritos na Espanha.

Sem dúvida, quero voltar lá durante o inverno. Pelas fotos que vi, a montanha nevada dá um clima ainda mais especial ao lugar! Aqui, vou deixar uma lista dos melhores pontos turísticos deste encantador município, porém eu acredito que o que torna este pueblo tão agradável é passear sem rumo pelas suas ruelas… 

  • Ermita de Nuestra Señora de la Peña Sacra: é uma construção religiosa que está localizada em um dos pontos mais bonitos de Manzanares El Real, tendo uma vista privilegiada de toda a cidade. A construção data do século XV, durante a época de maior esplendor da então Vila de Manzanares El Real.

  • Iglesia de Nuestra Señora de las Nieves: igreja construída no século XIV e que mistura a arquitetura romântica e gótica. O jardim da igreja também merece destaque durante o passeio.
Manzanares El Real
  • Plaza del Pueblo: esta praça é o lugar ideal para almoçar ou descansar durante a sua visita, as pérgolas seguram o sol e oferecem uma trégua ao calor. Ali, é onde fica localizada a prefeitura e vários restaurantes bons da cidade.
Manzanares El Real
  • Puente de la Cañada Real Segoviana: a ponte que foi construída durante a Idade Média era originalmente feita de madeira, isso mudou durante o século XVI, já que foi refeita com o granito encontrado nas grandes montanhas que estão em volta de Manzanares.

  • Castillo Viejo: Manzanares conta com dois castelos, ainda que o castelo velho esteja em ruínas. Não se sabe ao certo o motivo deste castelo ter sido desmanchado, mas estudiosos acreditam que foi em função do custo de manter dois castelos, além de que o antigo poderia ser utilizado como uma fortaleza por invasores. O que se sabe com certeza, é que as suas pedras foram utilizadas em outras construções da cidade.
  • Castillo Nuevo de Los Mendoza: o castelo novo começou a ser construído em 1475 e depois de passar por algumas reformas ao logo dos anos, ficou do jeito que está na foto, muito bem conservado. É possível entrar no castelo e aprender mais sobre a sua história, ver cômodos decorados com móveis antigos e apreciar obras de arte. Mais o ponto alto do tour, são as lindas vistas que o topo do castelo proporciona. É possível ver toda a cidade, as montanhas e o reservatório de água.
Manzanares El Real
  • Fuente de las Ermitas: é uma fonte com mais de 500 anos que é considerada um patrimônio histórico de Manzanares. Ela era essencial para abastecer de água a região.

  • Embalse de Santillana: agora vamos para a parte mais natural do passeio, é claro que a natureza faz parte de todo o pueblo, mas o reservatório de água é um dos pontos altos da região. Ele ficou pronto em 1907, mas combina tanto com o lugar, que fica até difícil pensar como era Manzanares sem o reservatório. Para os apreciadores de aves aquáticas, saiba que este é o lugar ideal para apreciá-las.
Manzanares El Real
  • La Pedriza del Manzanares: é um parque nacional e conta com trilhas e cascatas. Muitas pessoas aproveitam para andar de bicicleta nas montanhas e observar a vida selvagem. É perfeito para entrar em contato com a natureza e se desligar da vida urbana.
Manzanares El Real

Para quem gosta de turismo rural, não deixe de considerar Manzanares El Real para a sua próxima escapada perto da natureza. É possível encontrar várias casas rurais pela região e eu tenho certeza que você irá aproveitar muito a sua estadia lá. Não deixe de conferir o site oficial do turismo em Manzanares para encontrar informações extras sobre cada ponto turístico. 😉

Confira no mapa abaixo, a localização de cada um dos pontos citados acima:

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s