É melhor fazer um intercâmbio em Valência ou Sevilha?

No mês passado eu trouxe um post fazendo uma comparação entre as cidades de Madrid e Barcelona, duas opções que todo intercambista tem em mente na hora de escolher o destino do seu intercâmbio. Mas, será que essas são as únicas alternativas para estudar na Espanha? É claro que não, a Espanha tem muitas cidades incríveis para ser o seu destino de intercâmbio ideal. Hoje eu vim trazer outras duas alternativas para você!

Valência e Sevilha são respectivamente a terceira e quarta maiores cidades do país. Valência conta com aproximadamente 800 mil habitantes, enquanto Sevilha possui cerca de 681 mil habitantes. Ou seja, os dois lugares são grandes a ponto de terem bastante comércio, opções de lazer, restaurantes, etc. Mas, ainda são pequenos a ponto de conseguir andar por toda cidade rapidamente e não ter tantos problemas de “grandes cidades” em relação a trânsito e poluição, por exemplo.

Agora vamos ao que interessa, as principais diferenças entre cada uma. 😁

Cidade das Artes e das Ciência de Valência – Foto por Pixabay em Pexels.com

Comida: 

A comida valenciana é provavelmente a comida que melhor representa a culinária espanhola. A paella (paelha), a fideuà (é semelhante à paelha, mas é feita com macarrão) e o arroz negro (arroz com frutos do mar e tinta de lula), alguns dos maiores clássicos da comida espanhola, são típicos de Valência. Além desses pratos, quem visita Valência não pode deixar de provar a olla valenciana (um ensopado de verduras, legumes e carnes), o esgarraet (uma salada de bacalhau, pimentão vermelho, alho, azeite e azeitonas), o all i pebre (um ensopado com enguia) e o aspencat (um prato frio de pimentão, berinjela e bacalhau). Agora se o seu fraco for um docinho, você precisa experimentar os fartons (um pãozinho doce) com uma horchata de chufa (bebida de origem vegetal não alcoólica, feita com juncinha, água e açúcar).

Já em Sevilha, aproveite para comer os deliciosos huevos a la flamenca (ovos feitos com molho de tomate, batata e chouriço), o tradicional gazpacho andaluz (sopa fria à base de tomate, pepino e pimentão), um rabo de toro (rabo de touro), o bacalao con tomate (bacalhau com tomate) e o cazón en adobo (cação marinado e depois frito). E para beber, peça um tinto de verano (feito com vinho tinto, refrigerante de limão e gelo), uma bebida originária do sul da Espanha e perfeita para aguentar o clima quenta de Sevilha. Para finalizar a refeição, você pode comer as torrijas (rabanada) ou as tortas de aceite (um biscoito feito com farinha, azeite, amêndoas, açúcar, sementes de gergelim e sementes de anis).

Custo de Vida:

O custo de vida na cidade de Sevilha é um pouco mais barato que em Valência. Porém, as duas cidades são opções bem mais em conta que Madrid e Barcelona, por exemplo. Se você quiser ver uma comparação mais detalhada em relação ao custo de vida em Sevilha e Valência, clique aqui.

Sevilha – Foto por Reinhard Bruckner em Pexels.com

Educação:

Se você está procurando uma cidade para estudar espanhol, saiba que tanto Sevilha quanto Valência contam com diversas opções de escolas de espanhol. Caso você esteja procurando uma universidade para estudar uma graduação ou uma pós-graduação, você também não ficará desapontado com as opções. A Universidad Politécnica de Valencia, a Universidad de Valencia e a Universidad de Sevilla, estão entre as melhores universidades do mundo.

Clima:

O clima temperado mediterrâneo em Valência conta com invernos suaves e curtos, e com verões quentes. No restante do ano é possível desfrutar de um clima bem agradável. Outras vantagens são a pouca chuva que cai ao longo do ano e mais de 300 dias com sol por ano, aqui você encontra mais detalhes sobre o clima em Valência. Já o clima em Sevilha é o mediterrâneo clássico, isso significa que durante o verão faz muito calor, em alguns dias a temperatura chega na casa dos 45 ºC e não chove nada. Durante a primavera e o outono a temperatura é mais agradável e os invernos são suaves como em Valência. Se você gosta muito de calor e sol, Sevilha vai ser perfeita para você.

Idioma:

Enquanto Sevilha tem só o espanhol como idioma oficial, Valência possui dois idiomas, o espanhol e também o valenciano. Na realidade o valenciano é uma variação do catalão e é falado em toda a Comunidade Valenciana. Mas, é claro que só com o espanhol é possível se virar super bem na cidade, inclusive apenas 15% da população de Valência utiliza o valenciano habitualmente.

Valência – Foto por Nathan J Hilton em Pexels.com

Cultura:

No aspecto cultura não posso deixar de começar escrevendo de Sevilha, já que a região da Andaluzia é o berço da música e dança flamenca, grandes símbolos da cultura espanhola. Sevilha também é considerada por muitos um museu a céu aberto, tudo isso devido à linda arquitetura sevilhana que conta com muita influência árabe. Também é um ótimo lugar para visitar museus, dois dos mais conhecidos são o Museo de Bellas Artes de Sevilla (museu de belas-artes de Sevilha) e o Museo del Baile Flamenco (museu de dança flamenca). Não deixe de visitar outras atrações incríveis da cidade: o Real Alcázar de Sevilla, a Plaza de España, a Catedral de Sevilla, o Barrio de Santa Cruz, as Setas de Sevilla e a Torre La Giralda.

Valência tem uma coisa que Sevilha não tem, praia! É muito agradável curtir o litoral da cidade e claro que é sempre bom poder entrar no mar mediterrâneo. Além da cultura praieira, a cidade conta com muitos pontos turísticos legais, alguns deles são: a Catedral de Valencia, o Instituto Valenciano de Arte Moderno (IVAM), a Lonja de la Seda, o Palacio de La Generalitat e o Palau de la Música. Entretanto, o grande ícone arquitetônico e cultural de Valência é a Ciudad de las Artes y de las Ciencias, lá você pode encontrar diversos museus e opções de entretenimento.

Segurança:

A Espanha de modo geral é um país muito seguro. Você não precisa se preocupar muito com esse quesito, ainda mais quando pensamos como é a segurança no Brasil. As duas cidades são consideradas muito seguras, é claro que sempre devemos tomar cuidado com furtos, principalmente nas áreas mais turísticas dos destinos. Mas, se você estiver com medo de ser roubado à mão armada, saiba que na Espanha é pouco provável que isso aconteça.

Setas de Sevilha – Foto por javier gonzalez em Pexels.com

Trabalho:

Em relação à oferta de trabalho, Valência fica em vantagem em comparação com Sevilha. Valência está com 16% de taxa de desemprego (setembro/2021), enquanto em Sevilha esta taxa sobe a quase 21% (setembro/2021). O salário médio em Valência também é melhor, sendo 3 mil euros anuais a mais na capital da Comunidade Valenciana.

Bicicleta:

Se você ama andar de bicicleta, gostará de saber que as duas cidades são consideradas excelentes quando o tema é andar de bicicleta. Os dois lugares contam com muitas ciclovias e ótimos sistemas públicos de aluguel de bicicleta.

Estilo de vida:

O estilo de vida em Sevilha é mais animado e intenso quando comparado com o estilo de vida relaxado de Valência. Porém, ser uma cidade mais relaxada, não significa que em Valência não tenha vida noturna ou animação, muito pelo contrário.

Agora você precisará fazer uma análise dos seus gostos e prioridades para determinar o seu destino ideal de intercâmbio. Tenho certeza que você viverá uma experiência incrível em qualquer um dos destinos!

4 comentários

  1. Eu particularmente depois de muito analisar todas as espetaculares colocações que fosse brilhantemente colocou optaria por Valencia, muito emboras acredite que o mais certo seria a pessoa ficar um período de tempo em cada uma delas. Parabéns e muito obrigado pela aula de conhecimentos.

    Curtir

  2. Vejo sempre a TVE, canal 706 da operadora VIVO, e assim sempre se tem notícia destas duas e de outras e de mutas cidades da Espanha. Lembro aqui os Arcos ou Aqueduto, por exemplo, são “de parar turista, de parar o trânsito”. O excepcional poeta e diplomata brasileiro João Cabral de Melo Neto, viveu treze anos em Sevilha, mas trabalhava em Barcelona, e naquela cidade ele escreveu poemas “sevilhanos”. Nos livros QUADERNA e, anos depois, acho que já no Brasil, ele escreveu SEVILHA ANDANDO, livros nos quais a gente encontra esta cidade neles.

    Grato pela visita ao UAÍMA.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s