Intercâmbio de Au Pair na Espanha

Foto por cottonbro em Pexels.com

O intercâmbio de au pair é um dos mais procurados por ser um intercâmbio em que o intercambista poderá trabalhar enquanto vive em outro país. Porém, não é tão comum encontrar informações sobre esse tipo de intercâmbio na Espanha, já que as agências de intercâmbio não oferecem a Espanha como destino para au pair.

Só que isso não significa que seja ilegal fazer o intercâmbio de au pair na Espanha. A única questão é que você precisará utilizar alguns sites como o AuPairWorld.com ou o AuPair.com para encontrar as famílias anfitriãs e conseguir fechar um acordo.

Como não existe um visto específico de au pair na Espanha, os consulados espanhóis no Brasil indicam a aplicação do visto de estudante. A única diferença entre o processo para obter um visto de estudante normal e o de estudante para au pair é o envio do contrato de au pair.

Existem algumas vantagens de fazer o au pair na Espanha, por exemplo: aqui não existe a obrigação de ter uma carteira de motorista ou um curso de primeiros socorros, não são todos os sites que proíbem que você seja casada ou que tenha filhos (mas saiba que não será possível levar o seu filho ou seu marido durante o intercâmbio) e muitas vezes não será necessário comprovar horas de trabalho cuidando de criança. Tudo isso, faz da Espanha uma ótima opção de destino. Lembrando que todos esses quesitos podem ser negociados dependendo de cada família e site que você utilizará para se conectar com as famílias anfitriãs.

Quem pode ser au pair na Espanha?

Apesar de existir uma procura maior por au pairs mulheres, os homens também podem participar deste programa. Em relação à idade a maioria dos sites pede pessoas entre 18 e 30 anos. Em alguns casos a idade mínima é de 17 anos, porém a pessoa precisa ter nacionalidade europeia.

Qual o visto necessário?

Se você possuir uma cidadania europeia não precisará aplicar para nenhum visto, caso contrário, o visto utilizado será o de estudante. Para isso será necessário comprar um curso de espanhol com carga horária mínima de 20 aulas semanais que seja reconhecido pelo Instituto Cervantes. Ou ainda, poderá comprar algum outro curso que seja aceito pelo governo espanhol como, por exemplo, um curso superior.

Documentos necessários para o visto:

  • Formulário de aplicação para visto de estudante;
  • Passaporte válido durante todo o tempo de visto;
  • Foto 3×4;
  • Comprovante de residência;
  • Diploma e/ou histórico acadêmico dos últimos estudos realizados;
  • Matrícula do curso com todas as informações sobre o mesmo;
  • Seguro viagem para toda a estadia;
  • Comprovação financeira. Em alguns consulados isso não é pedido, já que eles consideram que com o contrato de au pair você consegue comprovar que vai ter alojamento, comida e um dinheiro extra para se manter na Espanha;
  • Durante a aplicação do visto você precisará enviar o contrato de au pair, especificando o salário, horas de trabalho por dia (não pode passar de 5 horas), as folgas (você tem o direito de pelo menos um dia de folga na semana), o endereço e telefone da família. O contrato pode ter duração de até 1 ano, podendo ser renovado por mais 1 ano. Ou seja, você pode ficar como au pair por até 2 anos na Espanha;
  • Certificado médico (caso você vá ficar por mais de 6 meses na Espanha);
  • Antecedentes criminais (caso você vá ficar por mais de 6 meses na Espanha).

Eu recomendo que você entre em contato com o consulado espanhol mais perto da sua cidade e pergunte como funciona o visto de estudante para quem quer ser au pair. Algumas vezes os consulados realizam procedimentos de maneiras diferentes, por isso é importante saber o que o consulado irá te pedir exatamente.

Qual o salário mínimo de au pair?

O salário mínimo de au pair na Espanha costuma ser de € 70 semanais. Em muitos casos os au pairs ganham mais que o salário mínimo, já que isso é algo negociável com a família anfitriã.

Precisa falar espanhol?

Você não precisará comprovar um nível específico no idioma, isso dependerá de família para família. Na Espanha, inclusive algumas famílias querem que a au pair fale em inglês com as crianças para elas aprenderem um novo idioma. Claro que é interessante ter pelo menos um espanhol básico para conseguir se comunicar no início, mas como o português e o espanhol são idiomas parecidos em vários aspectos, você não deverá ter grandes dificuldades.

Acredito que este post resuma os principais pontos sobre o intercâmbio de au pair na Espanha. Entretanto, caso você ainda tenha alguma dúvida, pode me mandar pelo formulário de contato do site. 😀

2 comentários

  1. Esta oportunidade de trabalho é realmente muito interessante, porém sempre lembrando que o intercambiário deve ser muito cuidadoso e responsável para lidar com crianças.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s