Como se locomover pela Espanha:

Como se locomover na Espanha
Foto por Thirdman em Pexels.com

Se você está planejando uma viagem pela Espanha, deve estar se perguntando qual a melhor maneira de se locomover entre as cidades do país. Provavelmente no seu roteiro de viagem, você deve ter incluído destinos como Madrid, Barcelona, Valência e Sevilha. E se você ainda não tem certeza de como ir de um ponto ao outro, já que os destinos não ficam tão próximos, eu vou te mostrar os principais meios de transporte na Espanha.

Carro:

Caso você goste muito de dirigir e não abra mão de ter um carro durante os seus passeios, pode ser interessante alugar um veículo. Ainda mais porque as estradas na Espanha são bem cuidadas e conectadas. O país conta com mais de 16.000 km de estradas rápidas que conectam diversas cidades espanholas. Em algumas estradas será necessário pagar pedágio (com dinheiro ou cartão), você pode acessar a lista de estradas pedagiadas aqui. Lembre-se sempre de seguir as regras de trânsito locais e viajar com a sua permissão internacional para dirigir.

Ônibus:

Geralmente a opção mais econômica de viagem em qualquer país é através dos ônibus e na Espanha não poderia ser diferente. As empresas FlixBus e Alsa estão entre as mais utilizadas no país. Porém, eu sempre acredito que vale a pena comparar o preço do ônibus com o dos trens, porque às vezes a relação custo-beneficio acaba ficando mais interessante no caso do trem.

Trem:

Se tem um meio de transporte que eu amo na Europa, esse meio é o trem, principalmente os de alta velocidade. Muitas vezes quando viajamos de avião, pensamos que vamos chegar mais rápido a um destino, mas acabamos perdendo muito tempo durante todo o trâmite de ir ao aeroporto, passar pela segurança, ir até o centro da nova cidade, etc. Algo que não acontece durante as viagens de trem, sem contar que você poderá aproveitar para ver lindas paisagens e até conhecer mais do país pela janela do seu assento.

Os principais destinos turísticos da Espanha estão todos conectados pelo sistema ferroviário e se você comprar as passagens com antecedência, consegue encontrar preços mais acessíveis. É interessante ressaltar que a Espanha conta com a maior rede de trens de alta velocidade da Europa e só perde para a China no quesito tamanho mundial, são 3.152 km de trilhos. As principais empresas que oferecem o serviço são: Renfe e OUIGO. Clique aqui para ver o mapa das linhas de trem de alta velocidade na Espanha.

Avião:

Outra opção para quem gosta de chegar rapidamente aos destinos, já que as principais cidades da Espanha contam com aeroportos, o que não é o caso de cidades menores como Toledo e Girona, por exemplo. Por isso fique atento na hora de planejar o seu roteiro e combine o avião com outros meios de transporte caso queira visitar alguns pueblos espanhóis.

Uma vantagem do avião, é que com ele é possível chegar a qualquer ponto da Espanha (sem contar as Ilhas Canárias) em menos de 2 horas. Aqui você encontrará informação sobre os principais aeroportos da Espanha, além de saber as diferentes opções de transporte para chegar até eles desde o centro das cidades. Diversas companhias aéreas operam na Espanha, o site que eu indico para achar os melhores preços, é o Skyscanner. Você pode fazer sua pesquisa por lá e comprar diretamente no site da companhia aérea, caso prefira.

Barco:

Se o seu plano for visitar alguma ilha espanhola (Ilhas Baleares, Ilhas Canárias, Celta e Melilla), saiba que uma boa alternativa para chegar nelas ou em alguns casos ir de uma ilha a outra, é por meio de barcos. As principais companhias que fazem essas viagens são: Naviera Armas, Balearia, FRSTrasmediterránea, Fred Olsen, Mediterránea Pitiusa e Trasmapi. Garanto que vai ser uma viagem interessante! Apenas tome cuidado com esse tipo de transporte caso você fique enjoado em alto mar.

Qual o melhor meio de transporte na Espanha?

Antes de você responder esta pergunta, você vai precisar analisar o seu tempo disponível, o seu orçamento da viagem e a sua preferência em relação ao meio de transporte. Assim, você conseguirá ver qual opção vai ser a que mais te convém, muitas vezes em uma mesma viagem, você precisará utilizar diferentes tipos de transporte.

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s