Intercâmbio de Ensino Médio na Espanha

Foto por cottonbro em Pexels.com

Existem diversas oportunidades de intercâmbio na Espanha, mas geralmente pensamos mais nos intercâmbios voltados para adultos, como o intercâmbio de idiomas e o intercâmbio de au pair. Porém, quem ainda não completou 18 anos, também pode viver a experiência de morar na Europa e conhecer mais a fundo a cultura espanhola. A melhor opção para isso, é por meio de um intercâmbio durante o ensino médio.

Normalmente, os intercambistas passam 6 meses ou 1 ano inteiro na Espanha e isso significa que eles podem fazer metade do ano letivo no país ou um ano do ensino médio inteiro. O ano escolar espanhol tem o início diferente do brasileiro, já que na Espanha o verão é no meio do ano. Por aqui, as aulas começam em setembro e terminam em junho. Os alunos têm quase 3 meses de férias no verão, mas apenas 15 dias na época do Natal e Ano Novo e outros 7 dias na Páscoa (a quantidade de dias pode variar dependendo da cidade).

Existem diversas diferenças entre o sistema de educação na Espanha e no Brasil, clique aqui para saber em detalhes como funcionam as escolas na Espanha. Uma vantagem muito interessante do ensino médio na Espanha, é que as escolas possuem algumas matérias eletivas e os estudantes têm a chance de estudar mais profundamente um assunto que eles tenham interesse, como: biologia e geologia, belas-artes e artes visuais, física e química, informática e tecnologia. Os intercambistas também podem optar por estudar em escolas públicas ou particulares, uma escolha que influência no custo do intercâmbio. Diversas agências de intercâmbio oferecem os pacotes para quem quer estudar uma parte do ensino médio no exterior.

O que está incluído nos pacotes de intercâmbio:

  • Aulas por um semestre letivo ou um ano letivo
  • Acomodação que pode ser em casa de família ou em residência estudantil dentro do campus escolar
  • Alimentação
  • Transporte até a escola (em alguns pacotes)
  • Seguro saúde (em alguns pacotes)

No caso da Espanha os requisitos geralmente são:

  • Ter entre 14 e 18 anos
  • Ter espanhol intermediário
  • Estar cursando o ensino médio
  • Possuir boas notas escolares

Algumas agências de intercâmbio que oferecem o programa de intercâmbio de ensino médio na Espanha são:

Qual o visto necessário?

Para estudar por mais de 90 dias na Espanha, é necessário solicitar um visto de estudos ainda no Brasil. Clique aqui para conferir a lista de consulados espanhóis no Brasil. As agências de intercâmbio costumam auxiliar os seus clientes durante o processo de solicitação de vistos. O prazo máximo para receber o resultado de um pedido de visto de estudos é de um mês, contado a partir da data de apresentação do pedido, por isso é importante se planejar para entrar com a solicitação com antecedência.

Fazer um intercâmbio é sempre uma experiência muito enriquecedora, os jovens vão aprender um novo idioma, conhecer mais sobre a cultura espanhola e fazerem amigos de diferentes países, já que as escolas sempre recebem estudantes de todo o mundo. Tudo isso faz com que eles se tornem mais independentes e tenham a cabeça mais aberta para as diferenças no mundo. Além, de ser ótimo ter uma vivência assim no currículo.

A Espanha acaba sendo uma opção interessante pela cultura do país ser próxima à cultura brasileira e também ter um idioma mais parecido com o nosso, facilitando na adaptação do adolescente. Fazer um intercâmbio durante o ensino médio é uma experiência extremamente transformadora na vida dos jovens.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s