
Você já imaginou fazer um estágio em outro país, podendo melhorar seu conhecimento em um outro idioma enquanto ganha experiência profissional? Isso é possível com os intercâmbios de estágio. Existem algumas maneiras diferentes de conseguir fazer um estágio na Espanha. Em alguns casos você encontrará estágios remunerados e em outros casos não, mas todos são uma oportunidade sem igual de se desenvolver profissionalmente e melhorar o seu currículo.
Quais são as maneiras de fazer um estágio na Espanha?
Algumas agências de intercâmbio oferecem esse tipo vivência para brasileiros. Porém, ainda é possível encontrar faculdades com convênios com algumas empresas espanholas. Assim, os estudantes universitários podem ter a oportunidade de realizar o seu estágio no exterior. Se você ainda está na faculdade, não deixe de conversar com o coordenador do seu curso sobre essa opção.
Se você já se formou na faculdade ou se a sua faculdade não possui um sistema assim, saiba que algumas das empresas de intercâmbio que oferecem esse tipo intercâmbio são: AFS Intercultura Brasil, AIESEC e CI. Em cada uma dessas agências você precisará cumprir com certos requisitos obrigatórios e passar por entrevistas com as empresas antes mesmo de sair do Brasil.
Outra opção também disponível é a oferecida por algumas escolas de espanhol. Elas vendem um combo de aulas de espanhol e estágio em uma empresa espanhola. Você pode encontrar essa opção de pacote de intercâmbio em escolas como: AIP Language Institute, DonQuijote e Enforex.
Ainda existe mais uma opção para quem quer procurar o estágio por conta própria após chegar na Espanha. Nesse caso, você pode vir como estudante e procurar um estágio para fazer paralelamente com os seus estudos. Você inclusive poderá receber um salário, já que com o visto de estudante você consegue aplicar para a autorização de trabalho de meio período. Essa alternativa é válida tanto para quem vem fazer uma parte da faculdade ou um curso técnico aqui na Espanha, quanto para quem vem só estudar espanhol.
Qual é o visto necessário?
O visto aplicado vai depender do período do estágio, se ele é remunerado ou não e se você irá estudar também além de fazer o estágio. Porém, será geralmente utilizado o visto de longa duração.
Documentos necessários para aplicar para um visto de estudo ou estágio de longa duração:
- Formulário de solicitação;
- Passaporte;
- RG;
- Carta de admissão ou matrícula em um centro de ensino (no caso de estudo);
- Apresentar a documentação que comprove o seu estágio não remunerado e que a organização realizou um seguro de responsabilidade civil pelas suas atividades (em caso de estágio sem estudo);
- Diploma acadêmico;
- Seguro de saúde;
- Comprovante de recursos econômicos (declaração de imposto de renda, holerite dos três últimos meses e extrato bancário dos três últimos meses);
- Certificado médico (para estadias mais longas que 180 dias);
- Certidão de antecedentes criminais (para estadias mais longas que 180 dias).
Agora que você já sabe que é possível ter uma experiência profissional na Espanha, pesquise mais a fundo para tornar essa oportunidade em realidade! Qualquer dúvida, me mande por aqui. 👊