Como é comemorado o Dia de Reis na Espanha?

Dia de Reis
Foto por Pixabay em Pexels.com

Ao contrário do Brasil, o Dia de Reis é muito celebrado na Espanha, sendo um feriado nacional muito importante. Caso você não conheça a história dos Três Reis Magos, saiba que segunda a tradição da religião cristã, os reis visitaram Jesus logo após o seu nascimento. Cada rei viajou de um continente diferente: Ásia, Europa e África. E eles levaram de presente um pouco de ouro, mirra e incenso, que representavam a realeza, a pureza e a fé, respectivamente. Atualmente, a data 6 de janeiro, marca o final da época de Natal e o dia em que as cidades espanholas desligam suas luzes de Natal e fecham seus mercados natalinos.

Já a comemoração dos Reis Magos começa no dia 5, com a Cabalgata de Reyes. A Cabalgata é um desfile que conta com carros alegóricos, atores e bailarinos fantasiados, atém de muita magia e encanto. É o passeio perfeito para ir com crianças e acompanhar a chega do Baltazar, Gaspar e Belchior. A maioria das cidades espanholas contam com esse desfile, mesmo as menores. Porém, caso você prefira assistir o evento pela TV, também é possível.

Além do desfile, existem algumas outras tradições importantes relacionadas com o Dia de Reis, conhecido na Espanha como Día de Reyes. Uma delas é que o Papai Noel não é quem traz os presentes para as crianças, e sim são os Reis Magos. Na véspera de Natal, as famílias espanholas costumam dar presentes mais simples e guardam os melhores, para a noite do dia 5. Inclusive, as crianças escrevem suas cartinhas para os Reis, ao contrário da maioria dos países, onde as cartas enviadas são destinadas ao Papai Noel.

Outra tradição importante e bem doce, é o Roscón de Reyes. Essa é a sobremesa típica da data e nada mais é que um pão doce em formato de rosca, recheado de nata, coberto com frutos secos e frutas cristalizadas. Dentro do roscón vem escondida uma surpresa, a lenda é que quem encontra a surpresa terá sorte. Também é costume colocar uma fava dentro, e a pessoa que a encontra, tem que pagar pelo doce.

O dia 7 de janeiro, é outro dia muito esperado pelos espanhóis, já que depois de vender presentes para o Natal e o Dia de Reis, as lojas começam suas promoções de inverno. Mas isso é assunto para o próximo post. 😀

3 comentários

  1. Parabéns Isa pela belissima história dos reis magos e sua comemoração na Espanha. No Brasil a data passa quase despercebida infelizmente. Penso que seria interessante também se for possivel que você contasse um pouco mais da história de quem eram os reis magos.Ótimo post.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s