Compras na Espanha: saiba como aproveitar as liquidações imperdíveis

Promoções na Espanha
Foto por Gustavo Fring em Pexels.com

Se você ama fazer compras, este post é para você! A Europa é um destino conhecido por ter bons preços nos seus produtos, mesmo quando temos que fazer a conversão euro/real. Passeando pelas lojas, é fácil perceber que elas são bem mais em conta por aqui, porém não tem nada melhor que fazer compras com descontos, não é mesmo?

Na Espanha, existem duas épocas no ano em que é possível encontrar preços ainda mais baratos. Estou falando das rebajas, como são chamadas as liquidações de inverno e verão. Durante esses períodos é possível comprar artigos com até 90% de desconto. Um costume antigo dos lojistas que utilizam as rebajas para limpar seus estoques e faturar quase um terço do lucro anual durante esses meses.

Vale ressaltar que não são só as lojas físicas que oferecem as promoções, as lojas on-line também entram nessa prática comum e assim você pode evitar as longas filas nos provadores e nos caixas. Acredite, as lojas ficam uma loucura durante as rebajas e se você não curte muito lojas cheias, pode ser mais interessante comprar pela internet e depois trocar o que não gostar.

Quando acontecem as liquidações?

  • As liquidações de inverno costumam começar no dia 7 de janeiro, logo depois do feriado do Dia de Reis, e vão até o final de março.
  • Já as liquidações de verão duram entre o começo de julho e final de setembro.
  • Cada marca tem flexibilidade de começar e terminar as promoções quando queiram, mas geralmente as lojas acabam seguindo os calendários sugerido pelas Comunidades Autônomas (os estados da Espanha) e esses calendários costumam ser nos períodos descritos acima.
  • Quanto mais para o final das liquidações, menores costumam ser os preços nas lojas.

É possível pedir a devolução do IVA?

Sim! Mesmo durante as liquidações as pessoas que não são residentes na União Europeia, podem pedir a devolução dos impostos pagos pelas suas compras. Basta você pedir para fazer o serviço do tax free nas lojas em que fizer compras (precisa mostrar o passaporte) e depois receber o valor do imposto no aeroporto, antes de voltar para o Brasil.

Compensa comprar durante as liquidações?

Se a sua dúvida for em relação aos preços, compensa muito, porque os valores caem drasticamente. Porém, só vale a pena caso você precise fazer compras. A dica para não gastar além do necessário é fazer uma lista com o que você gostaria de comprar e pensar no seu orçamento disponível. Assim, você não irá gastar mais dinheiro do que pode e também não comprará coisas que não usará.

Outros descontos:

Caso você não venha para a Espanha durante a época das rebajas, não fique decepcionado. Existem outros descontos durante as meias temporadas (março-junho e setembro-novembro), as promoções não são tão grandes, mas ainda sim, você tem a possibilidade de encontrar produtos bons, com um valor menor. Outra data importante e bem consolidada na Espanha é a Black Friday que acontece na última sexta-feira do mês de novembro, oferecendo produtos a preços mais baixos.

Para finalizar, lembre-se de que é bom fazer compras, mas sempre sendo consciente com a quantidade comprada e com o seu dinheiro. 💸 

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s